5 dicas para você que tem problemas para criar seu site. | The Creators – Desenvolvimento de Sites / Web Design

Partindo de um própio dilema que já vivo e da deficiência para a criação de algo especial de alguns amigos, criei esse post baseado em um artigo que li recentemente que no qual tentarei passar algumas dicas baseadas neles e em experiências pessoais.

Dicas para criar seu site

Você que trabalha no mundo do design, publicidade, pós produção, encontra um grande dilema, cria centenas de trabalhos para clientes, mas, ao criar algo para si, que na teoria seria mais fácil, acaba não consigo se entender com seu cliente, ou seja você, sim meio confuso.

Apesar de saber o que você gosta, de entender o modo que pensa, criar algo que lhe agrade é dificil. Navegando por ai, vemos dezenas de websites com um aviso de “em construção” com a logo da agência ou profissional, formas de contatos e um fundo bonitinho. Pois é amigo, olhando para tal sites, eu lhes pergunto, confiaria você o seu carro a um mecânico que possue como forma de locomoção uma carroça? A um dentista que possui mal hálito e dentes com restos de comida? ou a uma dermatologista com espinhas e buracos na pele? o mesmo acontece no mundo do design, um profissional sem portfolio acaba mostrando que não é tão profissional assim.

Sei que é dificil dedicar o tempo livre para seus própios projetos, que no qual, queriamos estar jogando video-game, passeando, comendo, namorando ou como em 99% dos casos, dormindo.

Por isso criei este post baseado neste artigo do Arley McBlain no qual existe dicas para a criação do seu trabalho.

Dicas para criar seu site

1. Divirta-se com seu site

O título é auto-explicativo. Se eu não estou gostando de trabalhar no meu site, eu nunca vou chegar no final ou nunca vou atualizá-lo. Este é o seu tempo livre. Portanto você precisa de um projeto pessoal divertido, não pode ser um site chato como outro qualquer. Com os clientes você trabalha com data limite, prazos e metas. Já seu site você tem toda liberdade de tempo. Portanto se estiver cansado de fazer seu site, saia, vá fazer outra coisa, dê um tempinho de uma semana e volte inspirado e cheio de vontade para concluir seu site.


2. Quebre suas próprias regras

No trabalho mantemos as melhores práticas em mente. Nos preocupamos em escrever um código semântico limpo, seguindo diversas regras e buscando fazer um site que se adeque a todo navegador e resoluções mínimas. Porém o seu site pode ser diferente. Lembre-se: o seu site é seu. Quer usar hacks de navegador? Use. Tem uma sujeira no código e você quer deixar desse jeito? Deixa. Quer fazer coisas malucas impraticáveis? Faça. Você é o chefe do seu site, por isso não tem problema em quebrar as regras, no seu site você que manda no seu nariz.


3. Faça algo novo

Se você gosta de experimentos e está doido para experimentar técnicas novas, essa é a hora. Pense no seu site pessoal como uma caixa de areia. E experimente nessa caixa de areia técnicas novas, algo que nunca foi feito antes por você, tudo isso tornará a criação do seu site em algo divertido. Além disso, os experimentos que derem certo servirão para os próximos sites de clientes que você vier a fazer.

Por isso que vez ou outra apareço com umas peripécias no meu site e não me importo se fulano achou feio ou não. Meu site é meu laboratório. Faço backgrounds que me dão na telha, rabisco onde quero rabiscar, faço meus desenhos a mão mesmo não sendo um excelente desenhista e taco aqui no site, enfim, brinco e bordo nesta caixa de areia. Smiley piscando


4. Seja simples

A tendência do ser humano é complicar as coisas. Porém o perfeccionismo é muito perigoso. Tenha em mente que seu site não é para a posteridade e estará em constante mudança. Você precisa determinar o que é básico para que o site possa ir ao ar e cumprir com as metas que você mesmo determinou. Não fique triste se você não conseguiu colocar um detalhe ou outro, deixe para a próxima versão. O importante é não demorar 2, 3 anos para seu site ir ao ar. Você não tem prazos a cumprir mas claro que tempo é dinheiro, portanto quanto mais rápido você concluir seu site, melhor. E lembre-se: na maioria das vezes a beleza está na simplicidade.


5. Vá devagar com a inspiração

É comum nós web designers buscarmos galerias de layouts para buscarmos idéias e inspirações. A inspiração é boa para se pensar na sensação ou estética que um cliente busca, mas para um projeto pessoal onde já sabemos o que gostamos, dá para se ter uma boa idéia de como queremos nosso site. Tente parar um pouco, relaxar e procurar na sua cachola como você gostaria que seu site fosse, sem necessidade de procurar outros sites para se ter inspiração. Deixe suas idéias serem sua própria inspiração.

Google